Coronavírus

O coronavírus é um grupo de vírus encapsulado de ssRNA (RNA fita simples) comumente responsável por infecções respiratórias brandas e moderadas. Esse grupo viral chama atenção pela sua capacidade de infecção entre diferentes espécies – podendo ser transmitido de animais, como morcegos, para humanos.

Coronavírus: estrutura geral:

Conhecidos por possuir tipos causadores de surtos famosos na Ásia e no Oriente Médio, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS – China, 2002) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS – Oriente Médio, 2012), o coronavírus novamente retorna ao centro das notícias como grupo responsável por novo surto de doenças respiratórias, tendo iniciado na cidade de Wuhan, China.

O sequenciamento completo do genoma do coronavírus responsável pelo surto atual (2019-nCoV) foi recentemente publicado e depositado no GenBank (acesso MN908947). Seu genoma possui quase 30 Kb, sendo a maior parte de seus genes relacionados à expressão de replicases e proteínas estruturais, como as que compõem a membrana e o nucleocapsídio. Sabe-se, também, que pouca variação (mutação) ocorreu até o momento entre os vírus encontrados em animais e humanos, sugerindo que a migração interespécie é recente.

Pesquisadores de todo o mundo agora focam nas sequências do vírus, buscando respostas a respeito de sua origem, virulência e evolução. Uma vez que se conheçam os genes envolvidos nos mecanismos de infecção e replicação, bem como se tenha a compreensão global das cascatas de sinalização envolvidas nesses processos, é possível estabelecer alvos-foco para as pesquisas. Dessa forma, direcionando o desenvolvimento de métodos de tratamento e diagnóstico eficazes.